Notícias do diploma
Participarei da formatura e estarei também feliz com a conquista dos novos jornalistas. No entanto, diante de tal quadro, acredito ser mais do que oportuno lembrar como anda o processo de reconquista do nosso diploma cassado.
O deputado Paulo Pimenta (PT-RS) apresentou na Câmara uma PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que restabelece a obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão de jornalista.
Há menos de um mês, o presidente da Câmara, Michel Temer, criou a Comissão Especial que analisará a PEC. A comissão será composta por parlamentares indicados pelos líderes do governo, da oposição e de partidos e blocos.
Agora, é preciso que a Comissão seja instalada, o que só acontecerá depois das indicações dos representantes de cada partido. E estas indicações terão de ocorrer em breve, para que se possa ter a votação da PEC até maio. Do contrário, como estamos em ano eleitoral, dificilmente acontecerá a retomada do diploma ainda em 2010.
Caso não haja indicação dos membros da Comissão pelos líderes partidários, ela ficará parada. É preciso que os lideres de cada Estado indiquem logo os nomes que irão compor a Comissão.
Por isso, sugiro aos interessados, alunos, professores, jornalistas formados, que encaminhem um e-mail aos líderes gaúchos, e que eles agilizem a composição da Comissão. E que a PEC seja então encaminhada para votação em plenário.
Não sendo votado neste semestre, temo que o diploma caia no esquecimento.
***
Peço que relevem o tom desta “crônica” de hoje. Já sei, dirão, o Paulo está sendo corporativista. Sem dúvida, estou. E como não ser? Se eu não fizer um mínimo gesto em relação às coisas em que acredito (sou professor de Jornalismo), largo tudo de mão e vou plantar batata em Bom Jesus.
Crônica no Pioneiro de hoje.
<< Home