OBRA     AUTOR
         


Vitrola dos Ausentes
Clique aqui e leia um trecho.


Nova Edição



Clique aqui e leia.


DEMAIS LIVROS


Glaucha
Clique aqui e leia um trecho.



Iberê
Clique aqui e leia um trecho.




Valsa dos Aparados
Clique aqui e leia um trecho.




Missa para Kardec
Clique aqui e leia um trecho.



Quando cai a neve no Brasil
Clique aqui e leia um trecho.


Cozinha Gorda
Clique aqui e leia um trecho.


As luas que fisgam o peixe
Clique aqui e leia um trecho.

Coletâneas


Meia encarnada, dura de sangue
Clique aqui e leia um trecho.



Cem Menores Contos

Clique aqui e leia um trecho.



Contos Cruéis

Clique aqui e leia um trecho.



Contos do Novo Milênio

Clique aqui e leia um trecho.




 

quarta-feira, julho 1

Volver a Scott McKenzie

No começo dos anos 80, fui morar numa casa de estudantes, a JUC Casa 7, na Rua da República, em Porto Alegre. Minha Tia Noêmia tinha sido a cozinheira da casa por cerca de 20 anos e fui bater lá. Éramos todos do interior. Havia gente de São Borja a Panambi e as preferências e as ideologias davam o tom daquela diversidade natural. Havia quem lesse o Assim Falou Zaratustra, do Nietzsche, e também quem muito ouvia Volver a los 17, com a Mercedes Sosa.
Eu tentava decorar o Operário em Construção. A casa era bem isso aí. Chegamos a receber o Flávio Tavares, de volta ao Brasil, para que relatasse a sua experiência no exílio. Como se vê, era um ambiente politizado e de muita reivindicação: a JUC estava por fechar por falta de pagamento do aluguel.
Certo, peguei a casa nos seus estertores, mas ainda assim valeu. As assembleias eram obrigatórias e mensais. Havia uma tensão permanente com o despejo e foram assim meus primeiros semestres na faculdade que começava ali.
Em meio a isso, nos finais de semana, eu saia pra variar o ambiente. Visitava a minha antiga família adotiva de Bom Jesus (eles tinham uma boa coleção de discos, até um antigo do Scott McKenzie, que trazia San Francisco). Tia Elsa, o pessoal da Tia Linda, Oneide, o Celso, estavam todos em Porto Alegre. Lá, reencontrava também o Joãozinho, meu irmão de criação, e que falava das novidades da música. Num domingo, me disse, “escute isso!”. Era Billie Jean.
Como escrever agora sobre Michael Jackson que não pareça piegas e redundante?
O fato é que o Joãozinho vinha da Discolândia (a casa de venda de vinis em Bom Jesus) e sabia tudo da “era disco”. E era muito bom o que ele mandava ouvir. Michael Jackson era mesmo 100 passos adiante. Uma mistura de James Brown, Fred Astaire e Charles Chaplin. E inaugurava o clipe na tevê, todo esse bláblá que agora se falou.
A trilha daquele tempo na JUC acabou sendo Mercedes Sosa. Mas sempre restava aquela boa batida de Billie Jean. Convenhamos, uma bela mistura. Disparatada formação cultural.
Essa junção, essa mescla de coisas que se vai apreendendo na vida, transparece no que se escreve depois. E é o que tenta Raquel Weber desvendar de um dos meus livros agora, no mestrado de Letras da UCS. Apresenta seu trabalho este mês. E eu só tenho a agradecer.
Crônica no Pioneiro de hoje.