OBRA     AUTOR
         


Vitrola dos Ausentes
Clique aqui e leia um trecho.


Nova Edição



Clique aqui e leia.


DEMAIS LIVROS


Glaucha
Clique aqui e leia um trecho.



Iberê
Clique aqui e leia um trecho.




Valsa dos Aparados
Clique aqui e leia um trecho.




Missa para Kardec
Clique aqui e leia um trecho.



Quando cai a neve no Brasil
Clique aqui e leia um trecho.


Cozinha Gorda
Clique aqui e leia um trecho.


As luas que fisgam o peixe
Clique aqui e leia um trecho.

Coletâneas


Meia encarnada, dura de sangue
Clique aqui e leia um trecho.



Cem Menores Contos

Clique aqui e leia um trecho.



Contos Cruéis

Clique aqui e leia um trecho.



Contos do Novo Milênio

Clique aqui e leia um trecho.




 

sexta-feira, abril 4

Principado do Bonja

Costumava escrever nas minhas cartas de guri, no local de origem, Principado do Bonja. Era uma forma de indicar o isolamento em que eu me achava, e que a gente sentia ainda mais quando partia alguma família do bairro pra “fazer” a vida fora. Nos gibis havia a seção Querem Trocar Correspondência, e era por ali que eu distribuía as minhas. Troquei cartas por mais de 10 anos com uma garota paulista.
Além dos gibis, eu devorava revistas e aqueles “romances” policiais que a nossa vizinha Maria Leontina emprestava. Apesar da tevê já há muito, Maria Leontina também escutava radionovelas. Acho que devo muito à Maria a minha dedicação à literatura. Anos depois, a Maria e o Rico me deram uma prova de eterna amizade: eu sou o padrinho da Savana, que é a neta-filha deles. A Maria faleceu ontem...
Mas, voltando. Já naquele tempo de revista e gibis eu escrevia na abertura das cartas: Principado do Bonja. O que estaria inconscientemente projetando? Talvez, mas um talvez, muito, muito remoto, a saída do nosso Bonja.
Sem querer apregoar aqui defesa do municipalismo, se Bom Jesus andasse pelas suas próprias pernas, andaria muito melhor sozinho.
Temos, hoje, lá, um problema gravíssimo de consumo de drogas, nitidamente por causa da falta de oportunidades, de ocupação e emprego. Temos uma crônica crise no atendimento hospitalar, que atravessa décadas e sempre com uma carência de tudo. As possibilidades de se comprar coisas além da sobrevivência, em Bom Jesus, há muito escassearam.
Quer dizer, nosso Bom Jesus ficou pobre. Precisaríamos de empresas e produção por lá. E, pudesse estabelecer seus incentivos por conta própria, pudesse Bom Jesus estabelecer algumas regras de benefício que ultrapassassem os limites das normas estaduais e federais, Bom Jesus deslancharia.
Seria um “principado” encravado na exata fronteira entre Santa Catarina e o Rio Grande. Renderia, no mínimo, um documentário cinematográfico. E, como isto é apenas uma crônica, rende uma forma de alegrar os meus conterrâneos: pensar Bom Jesus como um território independente!!