OBRA     AUTOR
         


Vitrola dos Ausentes
Clique aqui e leia um trecho.


Nova Edição



Clique aqui e leia.


DEMAIS LIVROS


Glaucha
Clique aqui e leia um trecho.



Iberê
Clique aqui e leia um trecho.




Valsa dos Aparados
Clique aqui e leia um trecho.




Missa para Kardec
Clique aqui e leia um trecho.



Quando cai a neve no Brasil
Clique aqui e leia um trecho.


Cozinha Gorda
Clique aqui e leia um trecho.


As luas que fisgam o peixe
Clique aqui e leia um trecho.

Coletâneas


Meia encarnada, dura de sangue
Clique aqui e leia um trecho.



Cem Menores Contos

Clique aqui e leia um trecho.



Contos Cruéis

Clique aqui e leia um trecho.



Contos do Novo Milênio

Clique aqui e leia um trecho.




 

segunda-feira, agosto 27

A nova língua pra rir

Pé de moleque sem traços, vem aí a Reforma Ortográfica no Brasil e Portugal. E vem nos amolentar com as suas paroxítonas sem acento nem nexo, deixar o trema em complexo com o seu desaparecimento.
Vão mexer na língua? Ouviram quem? É de rir não fosse “a reforma” da maneira da gente escrever.
Xô, fora, isso que vão nos impor!
Quem são os autorizados? Acaso leram o Álvaro de Campos? Os irmãos Campos, Augusto e Haroldo, o Décio e o escambau? Querem mexer na língua escrevam um Manifesto, façam poesia concreta, vão mexer lá no Eça de Queirós!!!
Alunos, professores, escritores, cartórios, uni-vos!
Vem aí o Português Unificado. Quaquá, idéia sem acento. E agora crônica bem comportada, a crônica serviço que perderá a validez?!?
É de rir. Nem lancei ainda o meu novo livro e ele já tá fora da lei. Fora das novas normas, fora de forma antes de nascer.
Abaixo os reformadores da língua, rezam pela mão de quem?
Não se usará mais o acento circunflexo nas terceiras pessoas do plural do presente do indicativo ou do subjuntivo dos verbos "crer", "dar", "ler", "ver" e seus decorrentes, amém!
Quem decretou? Quem perguntou se queremos?
Eu sou um autor ultrapassado e me sinto culpado até por escrever. Fora de tom e de moda, vão mexer na língua aí.
O que o Vaticano acha? Vão mexer na grafia das rezas, quaquá, vão querer tirar o H do Humor??
É de rir. Haverá eliminação do acento agudo nos ditongos abertos "ei" e "oi" de palavras paroxítonas, como "assembléia", "idéia", "heróica" e "jibóia". O certo será assembleia, ideia, heroica e jiboia. Qua e quaquaquá!!!
Vai ficar diferente de orar, irmã Aurete!
E agora? E a minha oração? Vão mexer também no sujeito, no verbo, nos seus complementos, ou eu já me contento com a mudança nas normas do hífen?
Unificação da língua. Blábláblá. Escreva aí em Português de Portugal. Blablabla. Dá no mesmo.
É demasiado. O que termina em “o” duplo não leva mais acento. Escreva “VOO”, “ENJOO”... alô Pioneiro, não me corrija, pelas novas regras eu estou certo.
Quer dizer, agora é errado. Não é de rir?

Crônica de quarta no Pioneiro.