OBRA     AUTOR
         


Vitrola dos Ausentes
Clique aqui e leia um trecho.


Nova Edição



Clique aqui e leia.


DEMAIS LIVROS


Glaucha
Clique aqui e leia um trecho.



Iberê
Clique aqui e leia um trecho.




Valsa dos Aparados
Clique aqui e leia um trecho.




Missa para Kardec
Clique aqui e leia um trecho.



Quando cai a neve no Brasil
Clique aqui e leia um trecho.


Cozinha Gorda
Clique aqui e leia um trecho.


As luas que fisgam o peixe
Clique aqui e leia um trecho.

Coletâneas


Meia encarnada, dura de sangue
Clique aqui e leia um trecho.



Cem Menores Contos

Clique aqui e leia um trecho.



Contos Cruéis

Clique aqui e leia um trecho.



Contos do Novo Milênio

Clique aqui e leia um trecho.




 

quinta-feira, julho 5

Eu vi o Chico Xavier

Somente agora eu vi o Chico Xavier psicografando. O que é este Youtube, né?
Vi o Chico recebendo um texto depois de um Pinga Fogo na TV Tupi, isto lá em 1971.
Fiquei só sacando o velho. Já conhecia a sua letra, os seus garranchos de jornalista em entrevista coletiva apressada, e fiquei imaginando ele "recebendo" aquilo que os escritores dão graças a Deus quando acontece.
Quando baixam os textos em cataratas!
Uns instantes de inspiração, coisa pra louco entender, e que uma aluna semana passada definiu em sala de aula como “espasmos”.
Pois é, Ana Carolina, o velho Chico teve uns espasmos na frente de um imenso público, com música erudita de fundo, que é coisa de se olhar e dar melancolia.
O Chico Xavier era um cara calmo, transmitia paz, mas acho que foi mesmo espasmo aquilo que deu nele.
Era um escritor e o texto que ele estava “recebendo" chamou de O Segundo Milênio, esse que nos coube ultrapassar.
Bom texto. Sempre naquela linha de luz, paz e amor. Um jeito Chico Xavier de ser.
Eu gosto dos espíritas. A doutrina me parece séria e tal, embora aquela foto do Chico que há por aí em todas os centros e salas, que dizem, o David Nasser combinou, quando o Chico o recebera lá em Uberaba (foi em Uberaba o encontro, né?) e o Jean Manzon registrou.
É aquela foto em que o Chico aparece com a testa muito enrugada, as mãos em concha, forcejando, como se estivesse profundamente meditativo.
Conta a lenda que o local daquela foto foi na banheira da casa do Chico, e com o Chico simulando que tomava banho pra tornar sua presença mais real à velha dupla de repórteres da revista Cruzeiro que estava em visita.
Bom, mas o fato que ontem conheci o Chico em atividade. Achei estranho a calma com que ele aceitou psicografar em frente às câmeras, e com aquele monte de gente lá chorando enquanto ele escrevia (às jamegadas, às golfadas, às pressas, nervoso) o seu texto.
O Chico era um cara legal. E se o velho fosse vivo, acho, era um dos poucos que eu gostaria de um dia entrevistar. Uma entrevista bem longa, daquelas de cansar.
pr