Os verdes campos de aviação
E, de fato, o Bonja tem uma certa “tradição” no ar. Pode-se não acreditar, mas há um aeroporto em Bom Jesus, pros lados da Casa Branca. Dizem que é estratégia militar, o topo dos Aparados e tal.
E também o Aeroclube não é lenda!!! Sim, tenho até os detalhes, em 12 de julho de 1947, três aviões da FAB pousaram lá.
E já tivemos o nosso acidente. Um avião que caiu na lavoura do Nenzinho, e depois velaram o piloto no Santa Cruz, na praça, e é verdade, porque há gente que lembra até do caixão... Salvou-se o acompanhante do vôo, o seu Casemiro Pinotti.
E outra. Muito antes do Zelão sair com asas sobre Sucupira, em O Bem Amado, em Bom Jesus também se tentou. (Parênteses: alguém ainda lembra do Milton Gonçalves, no final da novela, “prafrentemente” voando, como diria o Odorico Paraguaçu?! Eu fui rever isso e nos créditos de O Bem Amado, surpresa, aparece um sonoplasta... Paulo Ribeiro!!)
Bem, mas antes do Zelão, o Seu Laurindo de Bom Jesus já tinha tentado voar. O Seu Laurindo era meio mecânico e inventivo (ele construiu a sua casa na praça, sozinho, trabalhando muitas vezes á noite) fez lá um aviãozinho e botou no aviãozinho um motor de Aero Wyllis. Caiu no decolar!
Parece que a experiência do Seu Laurindo foi exatamente no Campo de Aviação. Sim, antes do aeroporto havia em Bom Jesus este “campo”, que ficava próximo ao antigo estádio do Santa Cruz, na altura de uma lagoa — onde aconteceu aquela tragédia do tufão, recente, vocês devem lembrar...
Hoje, na presidência da Anac, a Agência Nacional de Aviação Civil, está o Milton Zuanazzi. Que é filho do Bonja e deve ter muitas outras histórias mais sérias pra depois nos contar!
<< Home