Totens II
A crença popular é vista impiedosamente por Glauber no romance. Ele julga que os seguidores de Antônio Conselheiro eram verdadeiros camicases de um revolucionário de causa nenhuma. Um “anacoreta sombrio” no dizer do próprio Euclides da Cunha.O Totem Religioso, representado por Padre Cícero, é mostrado nas suas relações com os deputados do nordeste.
Cícero viu Prestes como o anticristo a caminho do Juazeiro. Numa única passagem, o anônimo soldado da Coluna acaba com os mitos Cícero e Lampião — o Robin Hood tupiniquim:
“Até Lampião nos enfrentou empresado pelo Padre Cícero mas ficou com medo do Fogo do Cavaleiro da Esperança – este Cavaleiro de Glórias Pátrias! Nós afundamos na Bolyvya, derrotados porque de 1924 a 1926 as massas urbanas não responderam ao nosso grito” (p. 81).
Se Grande Sertão: Veredas é um poema épico da gente nordestina. Se os Sertões é uma reportagem humanizada do apego à terra seca, Riverão Sussuarana é a expressão falada desses dois clássicos da literatura brasileira.
“É absolutamente necessário ler Riverão Sussuarana”, recomendava Jorge Amado.




















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