OBRA     AUTOR
         


Vitrola dos Ausentes
Clique aqui e leia um trecho.


Nova Edição



Clique aqui e leia.


DEMAIS LIVROS


Glaucha
Clique aqui e leia um trecho.



Iberê
Clique aqui e leia um trecho.




Valsa dos Aparados
Clique aqui e leia um trecho.




Missa para Kardec
Clique aqui e leia um trecho.



Quando cai a neve no Brasil
Clique aqui e leia um trecho.


Cozinha Gorda
Clique aqui e leia um trecho.


As luas que fisgam o peixe
Clique aqui e leia um trecho.

Coletâneas


Meia encarnada, dura de sangue
Clique aqui e leia um trecho.



Cem Menores Contos

Clique aqui e leia um trecho.



Contos Cruéis

Clique aqui e leia um trecho.



Contos do Novo Milênio

Clique aqui e leia um trecho.




 

segunda-feira, outubro 30

Meu amigo David

Eu senti a sua falta no sábado, porque ele sempre aparecia, tinha todos os meus livros, e nas sessões de autógrafos chegava com a sacolinha cheia de recortes “com o que saiu”.
Meu querido amigo David Camargo não apareceu na feira sábado à tarde porque já estava morto. Faleceu sábado de manhã.
Quando soube, pensei: não deixou de ser uma homenagem ao meu amigo estar ali na feira no dia de sua morte.
Era muito querido em seu meio, deve ter feito uns 50 filmes e nem falava em cobrar. Estava com 73 anos.
Conheci David em 1982, na Mostra de Artes de Bom Jesus. Já apresentava o seu “monólogo”, e nunca mais deixou de falar do Bonja. Fez amigos. A centésima apresentação do monólogo foi lá.
Daí, nunca mais deixou de aparecer a cada lançamento.
Eu dizia que era o cara mais injustiçado da cena teatral gaúcha. Achava sua expressão facial de gênio (vejam a foto acima).
David vinha de longe. Tinha participado do Coração de Luto, com o Teixeirinha, na década de 60. E o convidamos, a nossa turma de cinema da PUC, para ser a estrela do curta-metragem de conclusão do curso. Chamava-se Ogramac divaD, um palimpsesto que eu mesmo criei em homenagem à figura, para valorizar a sua interpretação.
No filme, ele faz vários personagens da literatura mundial. Faz Arlequim, Pierrot, Shakespeare, se veste de mendigo, interpreta São Sebastião. Mas, o melhor, é o David dançando balett, frevo, samba, o escambau.
Perdemos a fita, uma pena. Ficamos mais tarde de dublar, nunca mais fizemos, e o curta deve estar perdido nos arquivos da Famecos.
David sempre me cobrou isso aí.
Foi nosso convidado de formatura, depois. Lembro ele dizendo palavrões na festa que fizemos na casa do Sérgio Kapustan.
Quando resolvi ir embora pra Franca, na despedida, no Zelig, apareceu o David por lá. E me deu esta foto aí de cima que eu sempre guardei com carinho. Vejam só que figuraça!
No verso está escrito:
"Ao amigo Paulo Ribeiro uma recordação sincera e que nunca será esquecida do amigo das lutas artísticas".
Não foi esquecida, amigo David!