OBRA     AUTOR
         


Vitrola dos Ausentes
Clique aqui e leia um trecho.


Nova Edição



Clique aqui e leia.


DEMAIS LIVROS


Glaucha
Clique aqui e leia um trecho.



Iberê
Clique aqui e leia um trecho.




Valsa dos Aparados
Clique aqui e leia um trecho.




Missa para Kardec
Clique aqui e leia um trecho.



Quando cai a neve no Brasil
Clique aqui e leia um trecho.


Cozinha Gorda
Clique aqui e leia um trecho.


As luas que fisgam o peixe
Clique aqui e leia um trecho.

Coletâneas


Meia encarnada, dura de sangue
Clique aqui e leia um trecho.



Cem Menores Contos

Clique aqui e leia um trecho.



Contos Cruéis

Clique aqui e leia um trecho.



Contos do Novo Milênio

Clique aqui e leia um trecho.




 

segunda-feira, março 27

A desconfiança é uma droga

Se há uma coisa que me estraga o dia é a desconfiança. É dizerem coisas que não fiz. É afirmarem situações que, estou afirmando, não presenciei. Nunca te estragaram o dia assim, leitor? Criarem situações fantasiosas e atribuírem a estória a você? Atribuírem ponderações jamais feitas, você ter certeza que não disse, e a pessoa insistir que ouviu ou leu.
Isto me estraga, porque a desconfiança é o que mais se aproxima de se perder a razão. Porque a desconfiança irrita, tira a calma, você logo passa ao vozeirão. “Não fui eu, estou dizendo!” Mas, o desconfiado, na sua convicção de dúvida, insiste que sim.
É um dano isso. Dano moral. Ataca os princípios, duvida de nossa formação.
Em situações assim, é pensar: bem, até provem o contrário, estou sendo honesto comigo. Em seguida, oferecer logo a face e deixar, fazer o quê?
Quem se arma de desconfiança, na desconfiança vai continuar. É uma teimosia desvirtuada: se digo que não fiz, não fiz. Se digo que não fui, não fui.
Mas não. Nem o olho no olho vai convencer. Quer ser o dono da verdade, porque a vaidade do desconfiado reside na dúvida, sim.
É o seu charme. Quando digo que é isso, porque retrucarem com o aquilo? Ora, se estou dando a palavra, por que atalhar??? Nada de atalhos. Eu gosto é de estrada sem curvas, a minha vista sem turva, pensamentos bons.
Por isso, o que me estraga o dia é a fina ironia do duvidar. O riso do será?, fale a verdade, isso é provocação.
E na hora reajo, na hora rebato, mas logo desanimo e o próximo movimento é o de me distanciar. Não quero mais, fique com isso!, não entre nessa de me julgar. Quando falho, eu assumo, eu confesso, eu não minto. Mas, o que me deixa mesmo danado é saber que dizem o que eu não fiz.
É sacanagem, é uma incredibilidade a te nocautear. No amor, por exemplo. “Não liguei, me acredite!” Mas, vá convencer! A tua ouvinte está ali e não arreda. Duvida por escolha dela, só ouve o que quer, se ouvir...
Se há coisa que não aceito é isso: duvidarem dos meus propósitos.
Não admita também, leitor!